Aplicativo da Justiça Eleitoral recebe mais de 38 mil denúncias de propaganda irregular

O aplicativo da Justiça Eleitoral, conhecido como “Pardal”, já recebeu mais de 38 mil denúncias de propaganda irregular nas campanhas das eleições municipais deste ano. As denúncias envolvem, em sua maioria, candidatos ao cargo de vereador, totalizando mais de 20,7 mil queixas. As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro, com segundo turno previsto para o final do mês, em 27 de outubro.

Além das campanhas de vereadores, o aplicativo registrou mais de 10 mil denúncias relacionadas às candidaturas para prefeitos em todo o país. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 89% das irregularidades denunciadas dizem respeito a propagandas em espaços físicos, como cartazes e faixas nas ruas, enquanto 11% envolvem campanhas na internet.

O TSE destacou que as denúncias recebidas pelo “Pardal” são encaminhadas aos juízes eleitorais responsáveis por cada jurisdição, que tomam as medidas necessárias para investigar e, se comprovadas as infrações, aplicar as sanções previstas.

São Paulo é o estado com o maior número de denúncias, somando 7.586, seguido de Minas Gerais com 4.705 e o Rio Grande do Sul com 3.930. A Justiça Eleitoral continua monitorando as campanhas e incentivando a população a reportar irregularidades.

 

Notícias relacionadas

Detran-MS promove leilão final do ano com opções de veículos e sucatas

Homem suspeito de decapitar vizinho em área rural de Jataí permanece foragido

Diplomação de eleitos confirma início de novo ciclo político em Costa Rica