Deputados de MS aprovam uso de medicamentos à base de cannabis para tratamentos de saúde

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, nesta terça-feira (17), um projeto de lei que permite o uso de medicamentos industrializados à base de derivados da Cannabis sativa no tratamento de diversas doenças e condições de saúde. A proposta, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), enfrentava resistência desde sua tramitação em fevereiro do ano passado.

O projeto foi aprovado por 16 deputados, com votos contrários de três parlamentares. Entre os opositores, Antonio Vaz (Republicanos) justificou sua posição, argumentando que, embora reconheça os benefícios do medicamento, há preocupações devido à localização geográfica do estado, que é um corredor do tráfico de drogas.

O autor do projeto, Pedro Kemp, ressaltou a eficácia comprovada do uso de substâncias extraídas da Cannabis em tratamentos de saúde, como síndromes epilépticas severas e controle de dores crônicas em pacientes com câncer. Ele destacou ainda o benefício para pacientes que passam por quimioterapia, ao reduzir náuseas e vômitos.

Com a aprovação, o estado avança no debate sobre o uso de fitofármacos à base de cannabis, ampliando o acesso ao tratamento de doenças graves. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do governador.

Notícias relacionadas

Costa Rica decreta férias coletivas para servidores municipais a partir de 23 de dezembro

Casal é detido com mais de meia tonelada de cocaína em Ponta Porã

Boletim Epidemiológico: MS registra 16.176 casos confirmados de dengue