Detran-MS alerta para prazo de licenciamento de veículos com placas final 9 em setembro

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) reforça que setembro é o prazo final para o licenciamento de veículos com placas terminadas em 9. Ao todo, são cerca de 182 mil veículos registrados no estado, dos quais mais de 33 mil já estão com a documentação regularizada.

O cálculo do valor do licenciamento é baseado na Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), sendo 4,53 Uferms para quem pagar até o fim de setembro, o que corresponde a R$ 224,18. Após o vencimento, o valor sobe para 5,88 Uferms. O pagamento pode ser feito pelo aplicativo do Detran-MS ou em agências presenciais.

Após o pagamento da taxa, é necessário emitir o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que pode ser acessado via aplicativo ou impresso sem custo. O porte do CRLV é obrigatório e deve ser apresentado sempre que solicitado pela autoridade de trânsito, seja na versão digital ou impressa.

Motoristas que não regularizarem a documentação estão sujeitos a penalidades. Conduzir veículo sem licenciamento é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 293,47, perda de 7 pontos na carteira e remoção do veículo ao pátio.

Notícias relacionadas

PRF intensifica fiscalização durante Operação Ano Novo em Mato Grosso do Sul

Réveillon de Chapadão do Sul terá programação cultural diversificada

Ações estratégicas impulsionam o Desenvolvimento Rural e Social de Costa Rica