Mato Grosso do Sul pode ter chuva preta neste fim de semana

A previsão do tempo para o fim de semana em Mato Grosso do Sul aponta para a possibilidade de chuva preta, um fenômeno raro e preocupante causado pela fuligem e cinzas provenientes das queimadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há probabilidade de pancadas de chuva neste sábado (14) e domingo (15), o que pode trazer alívio para as altas temperaturas, especialmente no sul do estado.

A chuva preta ocorre quando as partículas resultantes de queimadas e incêndios se misturam às gotas de chuva, formando uma precipitação escura, com coloração que pode variar de marrom a preta. Este fenômeno pode ser prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana e animal, uma vez que polui o solo, rios e pode causar problemas respiratórios.

O meteorologista Natálio Abrahão destacou que a combinação de fumaça no ar, proveniente das queimadas no Pantanal, e a precipitação prevista para o fim de semana, eleva consideravelmente as chances de ocorrência desse tipo de chuva. Ele recomenda que a população evite se expor diretamente à chuva preta, uma vez que ela pode conter substâncias nocivas.

A orientação é que a população aguarde uma segunda chuva, que tende a limpar a atmosfera, reduzindo a concentração de poluentes e os riscos à saúde.

Notícias relacionadas

193 do Corpo de Bombeiros fica indisponível, veja números alternativos

Carro colide com viatura da Polícia Civil em cruzamento de Chapadão do Sul

Costa Rica divulga funcionamento especial de parques e atrativos no fim de ano