Incêndios no Alto Pantanal são controlados e área segue sob monitoramento

Os focos de incêndio que atingiram a região do Alto Pantanal, nas proximidades da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço, foram controlados após a atuação das equipes do Corpo de Bombeiros. A chuva que caiu nos últimos dias na área também contribuiu para conter as chamas. No entanto, o local ainda está sob monitoramento, com equipes utilizando drones para captar imagens e avaliar a situação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as imagens de satélite mostravam vários focos de calor na região nos últimos dias. Embora a situação tenha melhorado, duas equipes permanecem na base avançada da Serra do Amolar para garantir que novos focos não surjam. A base, localizada a cerca de 9 km da escola, conta com 8 militares prontos para agir caso o fogo volte a se alastrar.

A região do Pantanal Sul-Mato-Grossense continua sendo desafiada por condições climáticas adversas, com altas temperaturas e ventos que mudam constantemente, favorecendo a ocorrência de novos incêndios. Embora a chuva tenha ajudado a conter os focos, ela não foi suficiente para eliminar o risco completamente.

Os trabalhos de combate também seguem em outras áreas do Pantanal, como o Parque Estadual Pantanal do Rio Negro, onde duas equipes, com o apoio de um helicóptero da Força Aérea Brasileira, estão atuando em áreas de difícil acesso. A preocupação maior é com a proximidade do fogo a comunidades locais, como a região do Passo do Lontra.

A Operação Pantanal, que já conta com 132 militares do Corpo de Bombeiros, segue atenta às áreas mais críticas, como as regiões de Paiaguás, Serra do Amolar, Nhecolândia e Abobral.

Notícias relacionadas

193 do Corpo de Bombeiros fica indisponível, veja números alternativos

Carro colide com viatura da Polícia Civil em cruzamento de Chapadão do Sul

Costa Rica divulga funcionamento especial de parques e atrativos no fim de ano