OMS aprova primeira vacina contra mpox para crianças menores de 1 ano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina LC16m8 contra a mpox na lista de insumos de uso emergencial, tornando-se o primeiro imunizante autorizado para crianças menores de 1 ano em regiões com surtos da doença. A decisão visa proteger populações vulneráveis, especialmente crianças, diante da disseminação contínua do vírus.

Em 2024, a mpox foi registrada em pelo menos 80 países, incluindo 19 nações africanas. A República Democrática do Congo é a mais afetada, concentrando a maioria dos casos suspeitos. Nos últimos dois meses, metade dos casos suspeitos no país envolveu crianças com menos de 12 anos, totalizando mais de 40 mil casos suspeitos e 1,2 mil mortes reportadas neste ano.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou a importância da aprovação da vacina LC16m8 para proteger as populações vulneráveis, especialmente as crianças. Ele também alertou sobre a expansão dos surtos da doença no Burundi e em Uganda.

A OMS convocou uma reunião do comitê de emergência para a próxima sexta-feira (22) com o objetivo de reavaliar o cenário global da mpox e discutir medidas adicionais de controle e prevenção.

Notícias relacionadas

193 do Corpo de Bombeiros fica indisponível, veja números alternativos

Carro colide com viatura da Polícia Civil em cruzamento de Chapadão do Sul

Costa Rica divulga funcionamento especial de parques e atrativos no fim de ano