Operação Piracema reforça fiscalização em MS e resulta em apreensões e prisões

Durante o feriado prolongado da Proclamação da República, Mato Grosso do Sul intensificou as ações de fiscalização ambiental, reforçando a proteção dos recursos pesqueiros no período de defeso. A operação contou com a participação da Polícia Militar, da Polícia Militar Ambiental e do Instituto de Meio Ambiente do Estado, que realizaram barreiras e patrulhas em diversas regiões.

Com o uso de tecnologias avançadas, como drones com câmeras termais e sistemas de georreferenciamento, os agentes alcançaram áreas de difícil acesso para combater práticas ilegais. Barreiras estratégicas foram montadas em rodovias e em pontos de comercialização de pescado. As ações também tiveram um caráter educativo, alertando turistas e moradores sobre as restrições ambientais.

Ao todo, 628 pessoas foram abordadas, seis delas encaminhadas à delegacia, e materiais como 48 molinetes, cinco redes de pesca e cinco armas de fogo foram apreendidos. Foram aplicadas multas que totalizaram R$ 23.314 e 680,38 kg de pescado irregular foram confiscados. A maior apreensão ocorreu em Três Lagoas, no bairro Jupiá, onde 393,68 kg de pescado irregular foram encontrados.

Além das fiscalizações pesqueiras, animais silvestres em situação de maus-tratos também foram resgatados, como dois papagaios e um tucano, que foram levados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. Os responsáveis foram autuados em R$ 6.000.

Notícias relacionadas

193 do Corpo de Bombeiros fica indisponível, veja números alternativos

Carro colide com viatura da Polícia Civil em cruzamento de Chapadão do Sul

Costa Rica divulga funcionamento especial de parques e atrativos no fim de ano