Costa Rica comemora três anos de transporte público gratuito e acessível

O município de Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, celebra os três anos de operação do transporte público municipal gratuito, uma política que vem transformando o cotidiano dos cidadãos desde sua implantação, em 3 de dezembro de 2021. A iniciativa integra o plano de governo do prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos e busca promover justiça social e desenvolvimento urbano.

Atualmente, o sistema conta com dois ônibus modernos que atendem todas as regiões da cidade, além de um terceiro veículo exclusivo para a linha Costa Rica–Lage, operando três vezes por semana. Com rotas elaboradas pela Secretaria de Governo e o Departamento de Engenharia, os trajetos levam, em média, 1h30min, conectando os moradores aos serviços essenciais de saúde, educação e trabalho.

Os veículos são adaptados para acessibilidade, oferecendo suporte a cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O transporte gratuito também auxilia famílias em situação de vulnerabilidade, democratizando o acesso à mobilidade urbana e reduzindo as desigualdades sociais no município.

Além da inclusão social, o sistema contribui para a sustentabilidade local. Com menos veículos particulares em circulação, há uma diminuição no tráfego e nas emissões de gases poluentes. Para os motoristas que utilizam o transporte público, o sistema é reconhecido pela eficiência e segurança, com câmeras instaladas nos veículos e treinamento específico para os condutores.

A operação de segunda a sábado, das 6h às 20h, é considerada um marco para a cidade. Para o prefeito, o transporte público gratuito é mais do que uma política de mobilidade urbana: é uma ferramenta de inclusão e progresso. “Essa é uma conquista de toda a população. Estamos comprometidos em manter e expandir o sistema”, destacou.

Notícias relacionadas

Diplomação de eleitos confirma início de novo ciclo político em Costa Rica

193 do Corpo de Bombeiros fica indisponível, veja números alternativos

Carro colide com viatura da Polícia Civil em cruzamento de Chapadão do Sul