Fiscalização registra 400 quilos de pescado apreendido em operação no MS

A operação de controle da pesca no Mato Grosso do Sul, iniciada em novembro, resultou na apreensão de mais de 400 quilos de pescado irregular e na aplicação de multas, segundo informações oficiais. As ações são realizadas por equipes que atuam em conjunto, incluindo agentes ambientais, policiais militares e fiscais de órgãos estaduais.

A fiscalização ocorre em estabelecimentos comerciais, ranchos pesqueiros e em barreiras montadas em rodovias, com verificações sobre transporte, armazenamento e documentação exigida pela legislação. Durante as abordagens, também são analisadas condições de uso da água, licenciamento ambiental, gestão de resíduos e apresentação da Guia de Controle de Pescado.

Desde o início da operação, foram abordados mais de 400 veículos e vistoriados 33 estabelecimentos. Ações de inteligência precedem as fiscalizações, facilitando a identificação de pontos críticos para pesca irregular. O objetivo é garantir o cumprimento do período de defeso, quando a pesca é proibida, exceto em casos de subsistência.

Além da pesca irregular, a operação identifica outras não conformidades, como construções sem licença e poços sem declaração de uso de recursos hídricos. A aplicação de multas e a apreensão de equipamentos e produtos contribuem para a inibição de novas infrações.

A mobilização conta com um contingente significativo de profissionais e utiliza estratégias de monitoramento, inclusive via satélite, para mapear áreas sensíveis. Esse tipo de controle deve prosseguir até o fim de fevereiro de 2025, quando se encerra o período de defeso.

Notícias relacionadas

Homem suspeito de decapitar vizinho em área rural de Jataí permanece foragido

Diplomação de eleitos confirma início de novo ciclo político em Costa Rica

193 do Corpo de Bombeiros fica indisponível, veja números alternativos