A última semana da primavera em Mato Grosso do Sul será marcada por calor intenso, pancadas de chuva e sensação de tempo abafado. A estação se encerra oficialmente no sábado (21), às 5h21, dando início ao verão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta segunda-feira (16), o Estado terá predomínio de sol, mas instabilidades atmosféricas podem provocar chuvas intensas em algumas regiões. O Inmet emitiu alerta de perigo potencial, com possibilidade de chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h, principalmente no norte do Estado.
Ao longo da semana, a previsão aponta alternância entre períodos de sol e céu nublado, com chuvas isoladas que podem ocorrer de forma intensa, segundo o Climatempo. Essa condição se dá pela combinação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera e pelo avanço de uma frente fria.
Embora a frente fria favoreça o aumento das precipitações, não haverá redução significativa nas temperaturas. Em Campo Grande, por exemplo, a mínima deve ser de 18°C, enquanto a máxima pode alcançar 35°C. Corumbá deve registrar as temperaturas mais altas, com picos de 38°C e sensação térmica acima de 40°C.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a média de chuvas no trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) ficará dentro dos padrões históricos, variando entre 500 a 600 mm na maior parte do Estado. As temperaturas, porém, devem se manter acima da média, com a previsão de um verão mais quente que o habitual.