MP rejeita pedidos de retificação das contas de vereadores do PL em Alcinópolis

O Ministério Público (MP) rejeitou os pedidos de retificação das contas apresentados pelos quatro vereadores do PL de Alcinópolis: Odairk Moraes da Silveira, Onilza Matias de Sousa, Adalto Borges Teles e Mirelle Biscaro Piva Capelli. Os parlamentares solicitavam correções em suas prestações de contas, baseadas na Resolução TSE nº 23.607/2019, que permite ajustes em casos de erros materiais ou omissões.

No entanto, o MP constatou várias irregularidades nas documentações dos vereadores, como a abertura de contas bancárias fora do prazo legal e o não esclarecimento de dívidas no valor de R$ 1.000,00, que estavam sem a devida justificativa. Essas falhas, somadas à falta de documentação adequada, levaram o órgão a rejeitar os pedidos de retificação.

A Resolução TSE nº 23.607/2019 permite a correção de informações apenas em casos específicos, como a correção de erros materiais antes do parecer técnico final. O MP enfatizou que, apesar de ser possível retificar em algumas situações, as falhas não foram sanadas a tempo e a documentação enviada não justificava adequadamente os erros apontados.

Além disso, o Ministério Público indicou que, caso fosse permitida a retificação das contas, seria necessário um parecer técnico complementar, mas a desaprovação das contas foi mantida, devido às omissões e à falta de justificativas.

A decisão do MP pode ser revista em instâncias superiores, e a defesa dos vereadores informou que recorrerá da decisão, com a intenção de reverter a rejeição das contas. A expectativa é que o processo avance para análise da terceira instância nos próximos dias.

Notícias relacionadas

193 do Corpo de Bombeiros fica indisponível, veja números alternativos

Carro colide com viatura da Polícia Civil em cruzamento de Chapadão do Sul

Costa Rica divulga funcionamento especial de parques e atrativos no fim de ano