Home » Brasil ultrapassa marca de mil casos de Mpox, aponta Ministério da Saúde

Brasil ultrapassa marca de mil casos de Mpox, aponta Ministério da Saúde

Número de infecções concentra-se no Sudeste, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro

por Tribuna do MS
Dengue

O Brasil atingiu a marca de 1.015 casos confirmados ou prováveis de Mpox até o dia 7 de setembro de 2024, de acordo com o boletim semanal divulgado pelo Ministério da Saúde. A maior parte das infecções está concentrada na região Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro somando 80,9% dos casos. Não há registros de mortes até o momento.

O estado de São Paulo lidera as ocorrências, com 533 casos confirmados, seguido pelo Rio de Janeiro, que registrou 224 infecções. Em todo o país, 71 pessoas precisaram ser hospitalizadas, e cinco estão internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs). Até o momento, não há relatos de circulação da nova cepa 1b, considerada mais transmissível.

A população masculina, com idade entre 18 e 39 anos, representa 94,2% dos casos, e apenas um caso foi registrado em criança na faixa etária de zero a quatro anos. Segundo especialistas, a conscientização sobre prevenção e diagnóstico foi fundamental para a redução de novos casos.

Em 2022, o país registrou mais de 10 mil casos e 14 mortes. Já em 2023, o número caiu significativamente para 853 casos e duas mortes, o que reflete a melhora nas ações de vigilância e prevenção.

Leia também: