Home » Incêndios no Alto Pantanal são controlados e área segue sob monitoramento

Incêndios no Alto Pantanal são controlados e área segue sob monitoramento

Chuva auxilia Bombeiros no combate ao fogo, mas região ainda enfrenta riscos devido ao clima

por Tribuna do MS
Dengue

Os focos de incêndio que atingiram a região do Alto Pantanal, nas proximidades da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço, foram controlados após a atuação das equipes do Corpo de Bombeiros. A chuva que caiu nos últimos dias na área também contribuiu para conter as chamas. No entanto, o local ainda está sob monitoramento, com equipes utilizando drones para captar imagens e avaliar a situação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as imagens de satélite mostravam vários focos de calor na região nos últimos dias. Embora a situação tenha melhorado, duas equipes permanecem na base avançada da Serra do Amolar para garantir que novos focos não surjam. A base, localizada a cerca de 9 km da escola, conta com 8 militares prontos para agir caso o fogo volte a se alastrar.

A região do Pantanal Sul-Mato-Grossense continua sendo desafiada por condições climáticas adversas, com altas temperaturas e ventos que mudam constantemente, favorecendo a ocorrência de novos incêndios. Embora a chuva tenha ajudado a conter os focos, ela não foi suficiente para eliminar o risco completamente.

Os trabalhos de combate também seguem em outras áreas do Pantanal, como o Parque Estadual Pantanal do Rio Negro, onde duas equipes, com o apoio de um helicóptero da Força Aérea Brasileira, estão atuando em áreas de difícil acesso. A preocupação maior é com a proximidade do fogo a comunidades locais, como a região do Passo do Lontra.

A Operação Pantanal, que já conta com 132 militares do Corpo de Bombeiros, segue atenta às áreas mais críticas, como as regiões de Paiaguás, Serra do Amolar, Nhecolândia e Abobral.

Leia também: