Home » Alerta de tempestade no Mato Grosso do Sul coloca todos os municípios em estado de atenção

Alerta de tempestade no Mato Grosso do Sul coloca todos os municípios em estado de atenção

Institutos preveem chuvas intensas, granizo e ventos fortes nos próximos dias

por Tribuna do MS
Dengue

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emitiram um alerta de tempestade para todo o Mato Grosso do Sul, que deve afetar os 79 municípios do estado nos próximos dias. A previsão inclui chuvas de até 50 mm por dia, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo, especialmente entre sexta-feira (18) e sábado (19).

O alerta, classificado como de perigo potencial pelo Inmet, destaca que as tempestades podem causar interrupções momentâneas de energia, danos em plantações e quedas de galhos de árvores. As regiões mais afetadas devem ser o sul, leste e sudeste do estado, onde as temperaturas variarão entre mínimas de 19°C e 23°C e máximas de 25°C a 33°C. Nas regiões pantaneiras e no sudoeste, os termômetros devem marcar mínimas de 23°C a 25°C e máximas de até 34°C.

A previsão para sexta e sábado é de aumento na intensidade das tempestades, impulsionadas por uma frente fria que avança devido à baixa pressão atmosférica. O Cemtec prevê que as chuvas podem ultrapassar os 40 mm em 24 horas, acompanhadas de raios e ventos fortes. Os órgãos de monitoramento aconselham que a população se prepare para possíveis situações de risco.

O domingo (20) deve trazer uma leve melhora, com possibilidade de chuvas apenas no centro-norte e nordeste do estado, mas ainda com temperaturas baixas, variando entre 18°C e 30°C. A previsão inclui ventos de 30 km/h a 50 km/h em diversas regiões.

O Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, assim como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é recomendado que aparelhos eletrônicos não sejam usados durante o temporal. A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis para emergências.

Leia também: