Home » Aumento de internações de crianças por SRAG preocupa autoridades

Aumento de internações de crianças por SRAG preocupa autoridades

Em abril houve um aumento de internações de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

por Tribuna do MS
Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul emitiu um alerta à população sobre o aumento considerável de internações de crianças de 0 a 11 anos de idade com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) durante o mês de março e início de abril. De acordo com a secretaria, a circulação intensificada de diversos vírus respiratórios, como Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório, tem contribuído para o quadro.

A alta demanda tem sobrecarregado os serviços de saúde públicos e privados do município e do estado, o que tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde. Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os pais ou responsáveis pelas crianças fiquem atentos a qualquer sinal de infecção respiratória e evitem enviar os filhos para escola ou creche, a fim de frear a disseminação do vírus respiratórios entre as crianças.

A vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenir doenças respiratórias e, nesse sentido, a secretaria reforça a importância de que pais e responsáveis vacinem as crianças o quanto antes com a dose da vacina Influenza. Essa vacina protege contra três cepas importantes de vírus de influenza A e B, que podem acometer crianças e adultos e levar a internações.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina está sendo disponibilizada em todas as unidades de saúde para os grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses até 5 anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores, trabalhadores da Força de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades, deficientes permanentes, gestantes, puérperas, caminhoneiros e população indígena. É fundamental que todos os grupos prioritários se vacinem o quanto antes.

As autoridades de saúde pedem à população que fiquem atentas aos sinais de infecções respiratórias e que se previnam por meio da vacinação.

Fonte: Prefeitura Municipal

Leia também: