Campanha de doação de sangue em Chapadão do Sul acontece no dia 9 de outubro

No dia 9 de outubro, o ESF Planalto, em Chapadão do Sul, receberá uma equipe do Hemosul de Campo Grande para realizar a coleta de sangue de doadores e o cadastro de doadores de medula óssea. O evento ocorrerá na Avenida Planalto, nº 508, e tem como objetivo reforçar o estoque de sangue do Estado.

Além da coleta regular de sangue, será realizado o teste para identificar possíveis doadores compatíveis de medula óssea. Interessados devem comparecer à unidade de saúde no mesmo dia para fazer a coleta e efetuar o cadastro.

Segundo a coordenadora da Rede Hemosul, Marina Sawada Torres, a regularidade nas doações é fundamental para a manutenção dos estoques de sangue e hemocomponentes, que são essenciais para o atendimento de emergências e procedimentos médicos em todo o Mato Grosso do Sul.

Após a coleta, o material passa por testes no Hemosul antes de ser distribuído aos hospitais do Estado. Torres ressalta a importância de doações contínuas para garantir que não faltem componentes sanguíneos para quem necessita de tratamento urgente.

Os doadores também têm direito a um dia de folga no trabalho, conforme a legislação, desde que comprovada a doação. Entretanto, essa folga só pode ser concedida uma vez a cada 12 meses, mediante apresentação de documento que comprove a doação de sangue.

Notícias relacionadas

Homem é preso por agressão contra esposa em Chapadão do Sul

Apae promove palestra sobre cuidados à pessoa estomizada nesta sexta-feira

Polícia prende dupla por fraudes e ameaças em bar de Costa Rica