Na manhã de ontem (06/05), a Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul foi palco de um importante encontro voltado para líderes da administração pública do município. O evento, que contou com a presença de secretários, diretores de departamentos e coordenadores, teve como principal objetivo debater práticas de gestão de pessoas com foco na saúde mental e na qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar na Norma Regulamentadora 01 (NR1) e suas atualizações, abordando os riscos psicossociais no trabalho, uma questão fundamental para o bem-estar dos servidores públicos. Além disso, foi apresentada a Lei nº 14.681, sancionada em setembro de 2023, que institui a Política de Bem-Estar, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, com especial atenção à valorização dos profissionais da educação.
Diversas palestras enriqueceram o evento, trazendo à tona temas cruciais, como o número crescente de atestados médicos entre servidores, refletindo a necessidade de se dar maior atenção à saúde mental dos trabalhadores. Marlon Moreno de Freitas, técnico em segurança do trabalho, abordou a NR1 e a saúde mental, enquanto o psicólogo Adriano Serra discutiu a ansiedade no ambiente de trabalho. A médica da saúde mental, Drª Patrícia C. Gavioli Ando, falou sobre os transtornos mais comuns e suas formas de prevenção e tratamento.
A organização do evento ficou a cargo da Prefeitura de Chapadão do Sul, com a participação de várias entidades, incluindo a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), DEMUTRAN, CAPS I, SESTAF e Câmara de Vereadores. O evento reuniu cerca de 90 participantes, que saíram mais capacitados para enfrentar os desafios relacionados à saúde mental no serviço público.