Home » Chapadão do Sul registra queda de mais de 75% nos casos de dengue em 2025

Chapadão do Sul registra queda de mais de 75% nos casos de dengue em 2025

Município avança no combate à doença com ações inovadoras e colaboração comunitária

por Tribuna do MS
Prefeitura Costa Rica
Prefeitura Chapadão do Sul

Chapadão do Sul/MS registrou uma queda significativa nos casos de dengue em 2025, com uma redução superior a 75% em comparação com o mesmo período de 2024. Até o dia 25 de abril, foram notificadas 1.012 ocorrências da doença, com 302 casos confirmados. Em 2024, no mesmo período, foram 2.697 notificações e 1.399 confirmações.

O município ocupa atualmente o 11º lugar no Estado em incidência de casos prováveis, com uma taxa de 1.342 casos por 100 mil habitantes, conforme o Boletim Estadual da Semana Epidemiológica 16. Além da dengue, Chapadão do Sul também registrou 58 casos confirmados de Chikungunya, sem registros de Zika até o momento.

A Prefeitura segue reforçando as ações de combate ao Aedes Aegypti com a aplicação de fumos em toda a cidade e zona rural. A última ação foi realizada na região da Aroeira, onde 41 sítios foram visitados, 179 focos de água parada foram eliminados e 14 focos do mosquito foram recolhidos. A cidade se prepara ainda para a implantação de uma Sala de Situação, que terá como objetivo monitorar dados de saúde pública, incluindo arboviroses, com o uso do sistema GEOCONASS.

A Prefeitura destaca a importância da colaboração de toda a população na luta contra a dengue. Os cidadãos devem eliminar qualquer recipiente com água parada e manter os quintais limpos para evitar novos focos da doença.

Leia também: