Home » Cidades da região do Bolsão estão entre as mais ricas do agronegócio no Brasil

Cidades da região do Bolsão estão entre as mais ricas do agronegócio no Brasil

por Tribuna do MS
Dengue

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acaba de divulgar os 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio, com base na pesquisa anual do IBGE da Produção Agrícola Municipal (PAM) referente a 2022.

A análise considerou critérios como área colhida, produção, valor da produção das lavouras e rendimento.

No topo da lista, entre os 5.563 municípios que foram analisados, encontram-se municípios como Sorriso (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Sapezal (MT), Rio Verde (GO) e São Desidério (BA).

Na região dos chapadões se destacaram as cidades de Costa Rica – MS na 47° posição, Chapadão do Céu 52°, Chapadão do Sul 58°. Mato Grosso do Sul ainda teve mais  09  municípios entre os 100  mais ricos, o melhor classificado é o município de Maracaju, em décimo segundo, à frente de Dourados, em vigésimo primeiro. Na sequência aparecem Sidrolândia (28º); Ponta Porã (31ݨ); São Gabriel (53º); Rio Brilhante (59º); Nova Alvorada (70º); e Campo Grande (87º).

Essas localidades desempenham um papel fundamental na produção de algodão, milho e soja no Brasil.

Os resultados da pesquisa revelam que o ano de referência registrou recordes tanto em produção quanto em valor da produção.

A produção total atingiu a marca de 263,8 milhões de toneladas, abrangendo uma área de 90,4 milhões de hectares.

O valor da produção das lavouras permanentes e temporárias alcançou impressionantes R$ 830,09 bilhões.

Os municípios mais ricos abrangem uma área total de 30,156 milhões de hectares, o que equivale a 34,2% da área total de 90,4 milhões de hectares.

 

15 cidades mais ricas do agronegócio

Além disso, eles contribuem significativamente, representando 34,71% do valor da produção agrícola no país, gerando um total de R$ 288,13 bilhões.

Top 100 do agronegócio nacional

A concentração dos 100 municípios mais ricos é predominantemente na região Centro-Oeste, com 41 municípios em Mato Grosso, 14 em Goiás, 11 no Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal (Brasília).

 

 

 

*Com informações Canal Rural (Gabriel Azevedo)

Leia também: