Home » Combate à dengue volta a ser destaque de sessão ordinária em Chapadão do Sul

Combate à dengue volta a ser destaque de sessão ordinária em Chapadão do Sul

por Tribuna do MS
Dengue

Nesta segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Chapadão do Sul realizou sua 1447° sessão ordinária, com pautas de relevância para a comunidade local, com destaque para pedidos de melhoria na iluminação pública e a criação de uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central e uma Casa de Abrigo para mulheres vítimas de abuso ou violência.

Entre os requerimentos e indicações apresentadas, o primeiro parlamentar a discursar foi o vereador Vanderson Cardoso, autor do Requerimento nº 191/2024, que solicita informações sobre o andamento da construção da quadra poliesportiva na Escola Municipal Manoel de Barros, endereçado ao Prefeito Municipal João Carlos Krug, com cópia ao Secretário de Educação, Guerino Perius.

A sessão abriu espaço também para uma discussão que é de extrema importância para o município: a dengue. Para falar sobre o plano de combate ao mosquito, a secretária de saúde, Karla Viviane, falou na tribuna para os presentes. A secretária mostrou o boletim epidemiológico, que acende um alarme: no município, 29 pessoas estão internadas, sendo que três delas foram transferidas para Campo Grande, considerando gravidade no caso.

Infelizmente, em Chapadão do Sul, a procura pela vacina não está atingindo a meta. Apesar disso, as doses estão disponíveis e a secretaria está fazendo mutirões de conscientização para prevenir a proliferação do mosquito. “A partir de hoje, podemos vacinar entre 10 e 14 anos de idade. Então fica aqui o nosso apelo aos pais, que busquem uma de nossas Unidades de Saúde e vacinem seus filhos.” pediu Karla Viviane.

Seguindo a sessão, o Vereador André dos Anjos apresentou o Requerimento nº 192/2024, requerendo informações sobre a reforma e melhorias do Canil Municipal, utilizando recursos de emendas impositivas provenientes do ano de 2021.

Diversas indicações também foram propostas durante a sessão. O Vereador Marcelo do Bar sugeriu a aquisição de uma área para a criação e instalação de Estacionamento Público Municipal para Caminhões e Carretas, enquanto o Vereador Vanderson Cardoso solicitou a instalação de iluminação pública no canteiro central da Avenida Espírito Santo.

Outras demandas incluíram a construção de um campo de futebol society no Bairro Planalto, a criação de um programa de descontos na conta de energia elétrica para pessoas carentes e a realização de ações de doação de sangue para o Hemosul, com coleta de sangue ocorrendo no município.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara Municipal, Alírio Bacca, fez o uso da palavra, agradecendo a presença de todos e destacando a educação como um dos investimentos mais importantes para o município. “Que os professores continuem na luta, e quando precisarem de nós, estaremos à disposição. Estamos lutando para melhorar a condição para conquistar uma educação melhor para todos, precisamos investir em educação.” complementou. O vereador parabenizou também o secretário de Educação, Guerino Perius pelo trabalho realizado e deu as boas vindas à nova secretária de Educação e Cultura, Érica Jaqueline Schweter Antunes.

Na mensagem do Executivo, foram encaminhados dois projetos de lei referentes à revisão geral anual dos vencimentos dos profissionais do magistério público da educação básica e dos servidores públicos municipais.

Na ordem do dia, destacou-se o Projeto de Lei Complementar nº 26/2024, e o Projeto de Lei nº 144/2023, de autoria da Vereadora Prof.ª Almira, que declara de utilidade pública municipal a Associação das Pessoas com Deficiência de Chapadão do Sul. A sessão contou com a participação ativa dos vereadores e representantes do município, demonstrando o compromisso com o desenvolvimento e bem-estar da população de Chapadão do Sul.

Leia também: