Home » Conexão entre a saúde mental do colaborador e a performance da Empresa

Conexão entre a saúde mental do colaborador e a performance da Empresa

por Tribuna do MS
Dengue

A saúde mental entra para a segunda maior causa de afastamentos no trabalho do país, gerando preocupação aos empresários, que buscam estratégias para diminuir essas estatísticas. Diretamente ligada ao desempenho e a produtividade, colaboradores que enfrentam problemas emocionais, diminuem sua capacidade de concentração e foco, proporcionando ambientes tensos, de conflitos e reclamações. Tem sido fundamental o entendimento por parte dos Empreendedores que investir no bem estar de seus colaboradores traz benefícios tangíveis para a lucratividade da empresa.

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 86% dos Brasileiros têm algum transtorno mental, citando como exemplos a ansiedade e a depressão. Desses transtornos, a ansiedade lidera com 51% dos casos. Em 2023, 87% das empresas registraram afastamento de funcionários por esses mesmos motivos (Estudo Conexa). As Doenças Mentais geram um impacto econômico global de cerca de US$ 1trilhão em perda de produtividade. O “The Wall Street Journal” informou que as corporações já consideram a saúde mental como uma das causas dessas despesas.

A rotina das pessoas tem se tornado um verdadeiro caos para quem não organiza a agenda e busca um autocuidado, na desordem não existe condições de um processo de equilíbrio. Sobrecarregados de afazeres e metas, cargas de horário excessivas no trabalho, falta de flexibilidade, clareza nas expectativas, controle e autonomia. Um mercado que exige uma constante buscar por conhecimento, uma sociedade que cobra status e conquistas materiais, estrutura familiar, cuidado físico, mental e espiritual … enquanto isso os dias continuam tendo apenas suas míseras 24 horas, lembrando ainda, que é necessário o mínimo de 8 horas de sono, para que ocorram as principais funções de renovação do organismo.

Assim como as contas, as horas não fecham. A frustação de não ter feito tudo que deveria ser feito, mais a ansiedade de não ter o controle sobre resultados futuros, causam pânico e depressão. Uma rotina frustrante de comparações aos outros, sobrevivendo com a falta tempo e inevitavelmente nos sentenciando incapazes.

Esse desequilíbrio se reflete no ambiente corporativo onde passamos a maior parte do dia, interferindo diretamente no convívio entre colegas e líderes, dificultando o engajamento dos grupos. Quando não há um trabalho de inteligência emocional nas equipes, esses diferentes perfis, reagem inconscientemente conforme sua bagagem emocional, diante das diversas situações de crise, stress que podem surgir em uma rotina administrativa e operacional. Essas situações muitas vezes são o motivo de perder profissionais de qualidade, aumentando o turnover e expondo a falta de um sistema organizacional com uma gestão competente e comprometida.

Na frase “Onde tem um folgado, tem sempre um sobrecarregado”, creio que podemos acrescentar “e a falta de uma gestão eficiente”, pois uma Empresa de sucesso, é formada por profissionais qualificados e saudáveis, com uma visão única, que atuam acima da média, são reconhecidos como parte da empresa, por isso potencializam o branding.

Claramente estamos todos suscetíveis ao cansaço mental, por isso a maioria dos Empreendedores com ampla visão de mercado fornece informações, investe em treinamentos que auxiliam o desenvolvimento das Soft Skills, ajudando também seus colaboradores a entenderem melhor seus problemas, capacitando-os na resolução dos mesmos. Essa preocupação demonstra o alto nível de Cultura da empresa, permitindo reter talentos, selecionar com convicção os bons colaboradores e os que serão cedidos para a concorrência.

O ambiente salutar estimula, despertando motivação e criatividade. Positivo e solidário pode melhorar a moral e o engajamento da equipe, reduzir a rotatividade e as faltas, diminuir custos relacionados à contratação, treinamentos de novos funcionários e custos indiretos relacionados a perdas e improdutividade.

Investir na Saúde Mental é urgente e necessário, empresas que investem em inteligência emocional e desenvolvem habilidades comportamentais no seu time de colaboradores estarão sempre bem posicionadas para alcançar Qualidade e Sucesso à longo prazo.

por FRANCIELI FLORES
FTL Mentoria Comportamental
@ftlmentoria

Leia também: