Prefeitura de Costa Rica realizará conferência para debater 20 anos do SUAS

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Costa Rica, agendou para 26 de junho de 2025 a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro ocorrerá no Centro de Convivência do Idoso, a partir das 7h, e terá como tema central “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”.

A conferência visa avaliar os avanços e desafios enfrentados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) desde sua implementação, além de estabelecer diretrizes para garantir a universalização e equidade no acesso aos serviços sociais.

Durante o evento, serão discutidos cinco eixos principais: universalização do SUAS com foco na equidade e respeito às diversidades; aperfeiçoamento contínuo do sistema, enfatizando inovação e valorização profissional; integração de benefícios socioassistenciais para fortalecer a proteção social; gestão democrática com transparência e participação social; e sustentabilidade financeira, abordando estratégias para cofinanciamento equitativo.

A organização da conferência ficará a cargo de uma comissão paritária composta por representantes do governo e da sociedade civil, coordenada pela presidência e vice-presidência do CMAS, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da secretaria executiva do conselho.

Um dos objetivos do encontro é eleger delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social. Os delegados eleitos receberão suporte financeiro para participar do evento estadual.

A participação da comunidade é considerada essencial para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social no município.

Notícias relacionadas

Artur Baird solicita recuperação da estrada Caminho da Fé para atender comunidade rural e romeiros

Chapadão do Sul abre curso gratuito para formação de instaladores de energia solar

Costa Rica propõe instalação de porto seco para fortalecer logística na tríplice fronteira