Crescimento nos casos de Covid-19 reforça necessidade de atualização vacinal em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul registrou 572 novos casos de Covid-19 na última semana, segundo dados do Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (1º). O aumento no número de infecções ressalta a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, especialmente com as novas cepas em circulação. Especialistas alertam que a vacinação continua sendo a estratégia mais eficaz para conter a disseminação do vírus.

De acordo com a gerente técnica de Influenza e Doenças Respiratórias da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Lívia Mello, ao contrário de outros vírus respiratórios, como a Influenza, que apresenta uma sazonalidade, a Covid-19 não está restrita a um período específico do ano. A circulação constante de novas variantes, como a XBB.1.5, exige que a população mantenha a imunização em dia para evitar novos surtos.

Além da vacinação, cuidados como higienização das mãos e uso de álcool em gel ainda são recomendados, especialmente para idosos e pessoas com comorbidades, grupos que permanecem mais vulneráveis. A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que a baixa procura por doses de reforço pode estar contribuindo para o aumento de casos.

Atualmente, a vacina está disponível para crianças a partir de seis meses de idade e para grupos prioritários. A SES recomenda que a população complete o esquema vacinal com as doses mais recentes, que protegem contra as variantes em circulação no momento.

Notícias relacionadas

Prefeito de Alcinópolis recebe comitivas de Pedro Gomes e Alto Araguaia para troca de experiências

Chapadão do Sul será contemplado com 50 novas moradias pelo Minha Casa Minha Vida

Costa Rica adere à campanha internacional contra a violência de gênero