Mato Grosso do Sul registrou 15.927 casos confirmados de dengue até a 42ª semana epidemiológica de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O boletim também indica 30 óbitos confirmados relacionados à doença, enquanto outros 17 permanecem sob investigação.
Entre os municípios que apresentaram baixa incidência de novos casos nas últimas semanas estão Inocência, Campo Grande, Itaporã, e Itaquiraí. No entanto, as mortes ocorreram em várias cidades do estado, como Maracaju, Dourados, e Ponta Porã, entre outras. Cerca de metade das vítimas fatais possuía comorbidades, o que agrava os riscos da infecção.
A vacinação contra a dengue está em andamento, com 100.339 doses aplicadas até o momento. O foco da campanha são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária mais afetada por internações relacionadas à doença. O esquema vacinal inclui duas doses com intervalo de três meses.
Além da dengue, o boletim da SES também contabilizou 3.160 casos prováveis de Chikungunya, dos quais 898 foram confirmados. Embora nenhum óbito tenha sido registrado pela nova doença, a SES alerta para a importância de procurar atendimento médico em caso de sintomas.