Denúncias de maus-tratos a animais aumentam com ferramenta digital em MS

Mato Grosso do Sul tem intensificado o combate aos maus-tratos a animais com o uso de uma plataforma digital, implementada em dezembro e integrada à Delegacia Virtual (Devir). Desde então, o sistema tem recebido uma média de 40 denúncias por semana, permitindo um acompanhamento mais ágil por parte das autoridades.

Para formalizar uma denúncia, os cidadãos devem acessar a Delegacia Virtual, selecionar “Registrar denúncia” e, em seguida, “Maus-tratos e abandono de animais”. Após a submissão, as informações são analisadas por equipes responsáveis, que podem determinar vistorias nos locais indicados.

A legislação brasileira prevê penas de dois a cinco anos de reclusão para crimes de maus-tratos contra animais, além de multas e restrições na guarda dos animais. Em Mato Grosso do Sul, multas administrativas adicionais podem ser aplicadas, variando entre R$ 500 e R$ 3 mil.

Carlos Eduardo Rodrigues, superintendente da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), explica que a ferramenta tem sido essencial para ampliar a fiscalização e reforçar a conscientização da população sobre o tema. Segundo ele, a maioria das denúncias envolve abandono, agressões físicas e negligência.

Em Campo Grande, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) já contabilizou 625 denúncias em 2024, sendo 220 apenas nos primeiros três meses do ano. Além disso, a legislação estadual foi reformulada para incluir a reprodução descontrolada de animais como uma violação, com o objetivo de combater o abandono e o crescimento desordenado da população animal.

A digitalização do processo de denúncia busca garantir um atendimento mais eficiente e contribuir para a proteção dos animais no estado, aumentando a transparência e a efetividade das ações de fiscalização.

A população pode fazer denúncias diretamente na plataforma da Devir, acessando http://devir.pc.ms.gov.br/#/. O sigilo do denunciante é garantido, e a ferramenta possibilita o acompanhamento do caso.

Notícias relacionadas

Polícia Civil Recupera Notebook Furtado em Costa Rica com Apoio da Polícia Militar

Vereadora Profª Evair apresenta propostas para melhorias na infraestrutura urbana de Costa Rica

Líderes Públicos de Chapadão do Sul Debatem Saúde Mental no Ambiente de Trabalho