Denúncias de violência contra a mulher aumentam 27% em MS

Entre janeiro e julho de 2024, o número de denúncias de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul aumentou 27,25% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O Disque 180 recebeu 1.214 relatos, conforme dados divulgados na última sexta-feira, 16 de agosto. A maioria dos casos tem como agressores parceiros ou ex-parceiros das vítimas.

Esse aumento nas denúncias reflete uma tendência observada em todo o Brasil, onde foram registrados 84,3 mil casos no mesmo período. No estado, 715 denúncias foram feitas diretamente pelas vítimas, enquanto 499 foram registradas por terceiros. As mulheres negras, classificadas como pretas ou pardas, foram as mais afetadas, com 666 ocorrências. A faixa etária mais vulnerável foi de 25 a 29 anos, com 208 denúncias.

Em resposta a esse cenário, o Ministério das Mulheres lançou a campanha “Feminicídio Zero — Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, como parte das ações do “Agosto Lilás”. A iniciativa visa interromper ciclos de violência e promover a conscientização sobre a importância das denúncias.

O Disque 180, serviço essencial na prevenção e orientação sobre violência contra a mulher, passou por modernização recente, incluindo a expansão do atendimento para o WhatsApp. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Notícias relacionadas

A Justiça Eleitoral julga improcedente a ação por abuso de poder econômico, movida contra os candidatos Walter Schlatter e Defensor Ernany

Rogério Rosalin desponta como líder em intenção de voto na reta final das eleições em Figueirão

Polícia Rodoviária Federal apreende 884 kg de maconha e recupera caminhonete roubada em MS