O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta aos condutores sobre golpes que utilizam falsas notificações de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) enviadas por SMS ou e-mail. Os golpistas informam que o motorista está com um processo de suspensão em andamento e fornecem um link que direciona a uma página que imita o portal oficial do governo federal, GOV.BR.
Ao acessar o link e inserir seus dados pessoais, o condutor é levado a informações falsas sobre infrações e valores a serem pagos, com a opção de “regularizar” a situação. O Detran-MS destaca que não solicita pagamentos ou informações pessoais por SMS ou e-mail. As notificações oficiais são realizadas por edital no Diário Oficial do Estado, correspondência via Correios ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para usuários do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Casos semelhantes foram registrados em Nova Andradina, onde cerca de dez pessoas relataram ter recebido as mensagens fraudulentas, e pelo menos duas efetuaram pagamentos indevidos de R$ 119 e R$ 193. O Detran-MS orienta os condutores a desconsiderarem tais mensagens e, em caso de dúvidas, utilizarem os canais oficiais de atendimento, como o Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, a Central de Informações pelo telefone 154 (Capital) ou (67) 3368-0500 (Interior), ou ainda agendar atendimento em uma das 94 agências do estado.