O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) reforça que setembro é o prazo final para o licenciamento de veículos com placas terminadas em 9. Ao todo, são cerca de 182 mil veículos registrados no estado, dos quais mais de 33 mil já estão com a documentação regularizada.
O cálculo do valor do licenciamento é baseado na Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), sendo 4,53 Uferms para quem pagar até o fim de setembro, o que corresponde a R$ 224,18. Após o vencimento, o valor sobe para 5,88 Uferms. O pagamento pode ser feito pelo aplicativo do Detran-MS ou em agências presenciais.
Após o pagamento da taxa, é necessário emitir o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), que pode ser acessado via aplicativo ou impresso sem custo. O porte do CRLV é obrigatório e deve ser apresentado sempre que solicitado pela autoridade de trânsito, seja na versão digital ou impressa.
Motoristas que não regularizarem a documentação estão sujeitos a penalidades. Conduzir veículo sem licenciamento é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 293,47, perda de 7 pontos na carteira e remoção do veículo ao pátio.