Encontro estadual discute estratégias para erradicação do trabalho infantil em MS

Nesta quarta-feira, 26 de junho, será realizado o IV Encontro Estadual Sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso do Sul. Com início às 8h, no auditório do Sebrae em Campo Grande, o evento tem como objetivo principal reforçar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e promover a troca de experiências entre gestores e técnicos dos 79 municípios do estado.

Organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), o encontro contará com a presença de gestores das secretarias de Assistência Social, técnicos de referência do PETI, coordenadores dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e representantes de outros projetos socioassistenciais. O evento também terá a participação de jovens protagonistas envolvidos na causa.

O encontro pretende fortalecer as políticas setoriais e os órgãos de responsabilização, focando nas regiões com alta incidência de trabalho infantil. O objetivo é criar uma rede de ações integradas para prevenir e erradicar o trabalho infantil, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Desde 2002, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) convoca a sociedade global a se mobilizar contra o trabalho infantil. Anualmente, um tema específico é escolhido para campanhas de sensibilização e mobilização. O trabalho infantil é uma violação dos direitos humanos e impede o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, privando-os de uma educação adequada e de uma infância normal.

Notícias relacionadas

Costa Rica intensifica apoio à agricultura familiar com ações do Programa Agro Rica

Figueirão aprova orçamento de R$ 63 milhões para 2025

Unidade de Saúde em Alcinópolis reabre após reforma de R$ 4 milhões