A semana em Mato Grosso do Sul será marcada pela instabilidade do tempo, com previsão de chuvas e possibilidade de tempestades em diversas regiões. O cenário climático é provocado pela combinação do transporte de calor e umidade com uma área de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraguai e a Argentina.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), nesta terça-feira (22), o avanço de um sistema de alta pressão atmosférica favorecerá a presença de sol e tempo mais firme em boa parte do estado. No entanto, não está descartada a ocorrência pontual de pancadas de chuva, principalmente na região norte.
Na quarta-feira (23), as instabilidades devem ganhar força, com maior probabilidade de chuvas entre o período da tarde e a noite. A região sudoeste será a mais afetada, segundo as previsões. As temperaturas mínimas variam entre 18°C e 25°C, enquanto as máximas podem chegar a 33°C, a depender da região.
A Capital deverá registrar mínima de 21°C e máxima de 29°C. Nas regiões sul e sudeste, os termômetros ficarão entre 18°C e 28°C. Já no bolsão, norte e leste do estado, a temperatura máxima pode atingir os 33°C.
Na quinta-feira (24), a previsão indica tempo instável, com aumento de nebulosidade e chuvas mais generalizadas. A possibilidade de tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, é maior nas regiões sul, sudeste e sudoeste, onde os acumulados de precipitação podem ultrapassar os 40 mm em 24 horas.
O Cemtec alerta para a atenção redobrada da população diante da possibilidade de eventos climáticos intensos, especialmente em áreas com histórico de alagamentos e enxurradas.