O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas e ventos fortes para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, válido entre esta quinta-feira (21) e sexta-feira (22). A previsão indica precipitações que podem variar de 30 a 100 milímetros em um único dia, com ventos entre 60 e 100 km/h.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) informou que a instabilidade climática é resultado do avanço de uma frente fria pelo oceano, combinada com o aquecimento diurno e a umidade do ar. Essas condições aumentam o risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas.
As autoridades recomendam que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em casa. Em caso de emergência, os contatos da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis.
Para esta quinta-feira, o Cemtec prevê temperaturas entre 20°C e 34°C nas regiões sul, leste e sudeste do estado. No Pantanal e sudoeste, as mínimas devem ser de 22°C e as máximas de 35°C. Nas regiões do bolsão e norte, são esperadas mínimas de 23°C e máximas de 36°C. Em Campo Grande, a previsão é de mínima de 22°C e máxima de 30°C.