Fumaça de queimadas cobre Mato Grosso do Sul e calor chega a 41°C nesta terça-feira

Mato Grosso do Sul enfrenta nesta terça-feira (24) uma intensa camada de fumaça proveniente de incêndios florestais, sem expectativa de chuva para amenizar o cenário. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar agrava a situação no estado.

A previsão indica céu com variação de nuvens, mas coberto pela fumaça trazida pelos ventos de queimadas na região amazônica e em estados e países vizinhos. As temperaturas podem atingir até 41°C, e a umidade relativa do ar deve ficar entre 7% e 20%, índices considerados alarmantes.

Esse quadro climático é consequência de um sistema de alta pressão atmosférica que mantém o tempo estável, sem chances de precipitações. A recomendação das autoridades é para que a população redobre os cuidados com a hidratação, evite exposição ao sol nos períodos mais quentes e mantenha os ambientes úmidos.

Além disso, o Cemtec alerta para o risco de novos focos de incêndio, pedindo que a população evite qualquer atividade que possa iniciar queimadas, uma prática que configura crime ambiental e contribui para o agravamento das condições atmosféricas.

Notícias relacionadas

A Justiça Eleitoral julga improcedente a ação por abuso de poder econômico, movida contra os candidatos Walter Schlatter e Defensor Ernany

Rogério Rosalin desponta como líder em intenção de voto na reta final das eleições em Figueirão

Polícia Rodoviária Federal apreende 884 kg de maconha e recupera caminhonete roubada em MS