O grupo Ranchos Unidos pelo Laço Comprido, formado pelos ranchos CS, Três Barras, Água Fria e Pai & Filho, representou Alcinópolis em competições estaduais de laço comprido, obtendo resultados expressivos. Recentemente, participaram de um encontro na localidade de João Sapinho, às margens da MS-436, no município de Camapuã.
Na competição, o grupo alcançou o vice-campeonato nas categorias Taça de Ouro, Capitão e Presilha, além do vice-campeonato na modalidade Coringa, acumulando premiações que totalizaram mais de R$ 5.000. Essas conquistas evidenciam o desempenho dos laçadores de Alcinópolis nas pistas estaduais.
Para 2025, há planos para que Alcinópolis integre o Circuito de Laço Comprido do Mato Grosso do Sul (CNL). O projeto prevê a participação dos melhores laçadores da região norte do estado, com início programado para os dias 17, 18 e 19 de janeiro, na Fazenda Bruno, em Figueirão.
A administração municipal eleita para o período 2025-2028, composta por Weliton e Waldemar, manifestou apoio à iniciativa, reconhecendo o laço comprido como parte da cultura local e estadual. Eles planejam reunir-se com os envolvidos no esporte para definir estratégias para a realização de eventos em Alcinópolis.