Incêndios colocam Alcinópolis em situação de emergência

A Prefeitura Municipal de Alcinópolis declarou situação de emergência em todo o município, após o aumento significativo de focos de incêndio. O decreto nº 090/2024 foi publicado em 09 de agosto de 2024 e tem validade de 180 dias. A medida foi tomada devido ao risco iminente de desastres causados pela propagação incontrolada de fogo em áreas de vegetação.

Com a baixa umidade do ar e o tempo seco, a administração municipal reforçou o pedido de colaboração da população para prevenir novos focos de incêndio. A orientação é evitar ações que possam causar incêndios, como jogar bitucas de cigarro ou queimar lixo. O cuidado deve ser redobrado, especialmente entre os moradores das áreas rurais, onde os incêndios têm se mostrado mais frequentes.

A Brigada de Incêndio local tem trabalhado ativamente para combater as chamas, mas a situação permanece crítica. A prefeitura recomenda que proprietários rurais não deixem suas terras desocupadas e mantenham equipamentos agrícolas disponíveis, caso haja necessidade de combater incêndios em suas propriedades.

A decisão de decretar estado de emergência foi fundamentada em informações do Ministério da Integração Nacional e dados coletados pelo Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID), que alertam para a queda da qualidade do ar e a devastação de áreas protegidas e não protegidas.

Notícias relacionadas

A Justiça Eleitoral julga improcedente a ação por abuso de poder econômico, movida contra os candidatos Walter Schlatter e Defensor Ernany

Rogério Rosalin desponta como líder em intenção de voto na reta final das eleições em Figueirão

Polícia Rodoviária Federal apreende 884 kg de maconha e recupera caminhonete roubada em MS