Home » Juiz ordena retirada de conteúdo contra instituto de pesquisa em Alcinópolis

Juiz ordena retirada de conteúdo contra instituto de pesquisa em Alcinópolis

Decisão determina exclusão de matéria caluniosa de sites locais e impõe multa em caso de descumprimento

por Tribuna do MS
Dengue

O juiz eleitoral Francisco Soliman, da 38ª Zona Eleitoral, determinou que dois sites de notícias de Alcinópolis retirem do ar uma matéria considerada caluniosa contra o Instituto Ranking Brasil Inteligência. A decisão atende a uma ação movida pela coligação “Alcinópolis no Rumo Certo”, composta por diversos partidos.

Os sites “Visão MS” e “Folha Regional MS” publicaram um conteúdo sugerindo que o candidato a prefeito Weliton Guimarães estaria manipulando pesquisas eleitorais, acusação que, segundo a coligação, não tem fundamento. O juiz apontou que o levantamento feito pelo Instituto Ranking seguiu todas as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estava devidamente registrado.

A ordem judicial estabelece que as publicações sejam removidas em até 24 horas, sob pena de multa de R$ 500,00 por hora de descumprimento, com um limite de 24 horas. Além disso, os responsáveis pelos sites estão proibidos de compartilhar novamente o conteúdo, sob multa de R$ 2.000,00 por evento em caso de nova violação.

Os responsáveis pelos portais têm dois dias para apresentar defesa e cumprir a determinação judicial. A decisão judicial visa evitar a disseminação de desinformação durante o processo eleitoral.

Leia também: