A Justiça Eleitoral recebeu 566 denúncias de crimes e irregularidades relacionadas às eleições de 2024. Entre as denúncias, 173 são contra candidatos a prefeito, 275 contra candidatos a vereador, 109 contra partidos e coligações, e nove contra candidatos a vice-prefeito.
A Capital lidera o número de denúncias, somando 122 registros. Em segundo lugar, o município de Jardim aparece com 84 queixas. Outras cidades como Nova Andradina, Três Lagoas e Dourados também estão entre as localidades com maior número de denúncias.
As denúncias, realizadas através de um aplicativo da Justiça Eleitoral, abrangem casos de propaganda irregular e desinformação eleitoral. Além disso, o sistema permite que os cidadãos encaminhem queixas diretamente ao Ministério Público Eleitoral quando se trata de crimes eleitorais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante a confidencialidade das denúncias e orienta que todas sejam feitas com provas, como fotos e vídeos. Entretanto, denúncias feitas de má-fé podem resultar em penalidades para o responsável.