Mato Grosso do Sul adere a programa nacional para uso de câmeras corporais em policiais

O governo de Mato Grosso do Sul confirmou a adesão à licitação promovida pela União para a compra de câmeras corporais para as polícias estaduais. A decisão coloca o estado ao lado de outras 14 unidades da federação que também demonstraram interesse em adquirir o equipamento, com recursos do orçamento federal.

Segundo informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a iniciativa visa reduzir mortes em ações policiais e prevenir práticas de corrupção entre os agentes. A instalação das câmeras corporais será financiada com verba do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que disponibilizará cerca de R$ 1,1 bilhão em 2024.

A implementação das câmeras faz parte de uma série de diretrizes lançadas pelo Governo Federal em maio deste ano. De acordo com as orientações, os equipamentos deverão estar sempre ligados durante ocorrências, garantindo maior transparência nas ações policiais.

O prazo para que os estados manifestassem interesse no pregão nacional se encerrou na segunda-feira (23). Roraima e Paraíba já apresentaram propostas concretas, enquanto Mato Grosso do Sul e outros estados devem seguir o cronograma da licitação prevista para novembro.

Notícias relacionadas

A Justiça Eleitoral julga improcedente a ação por abuso de poder econômico, movida contra os candidatos Walter Schlatter e Defensor Ernany

Rogério Rosalin desponta como líder em intenção de voto na reta final das eleições em Figueirão

Polícia Rodoviária Federal apreende 884 kg de maconha e recupera caminhonete roubada em MS