O governo do Mato Grosso do Sul está prestes a lançar o edital do projeto “Rota da Celulose”, que prevê a concessão de trechos de rodovias importantes no estado. Após a boa recepção do mercado durante a apresentação do projeto em São Paulo, o próximo passo será a abertura do edital na segunda quinzena de setembro. O leilão está agendado para o dia 12 de dezembro.
O projeto inclui rodovias como BR-262, BR-267 e MS-040, que juntas totalizam 870 km de extensão, abrangendo cidades como Campo Grande, Três Lagoas e Bataguassu. Estão previstos investimentos significativos na duplicação de trechos, construção de acostamentos e terceiras faixas, além de dispositivos para aumentar a segurança nas estradas.
Durante o evento de apresentação do projeto, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, grandes investidores manifestaram interesse em participar do leilão. De acordo com o governo estadual, o projeto exigirá um alto aporte de capital e contará com tecnologias de ponta, como sistemas de pesagem eletrônica e monitoramento de tráfego.
A consulta pública sobre o projeto será encerrada nesta sexta-feira (6), e a partir daí o governo espera concluir os trâmites para o lançamento oficial do edital, que dará início ao processo de concessão, com prazo de 30 anos.