Home » Mato Grosso do Sul enfrenta onda de calor com temperaturas acima dos 40ºC

Mato Grosso do Sul enfrenta onda de calor com temperaturas acima dos 40ºC

Municípios registram sensação térmica de até 46ºC e umidade relativa do ar em níveis críticos

por Tribuna do MS
Dengue

Nesta quarta-feira (11), o estado de Mato Grosso do Sul viveu mais um dia de temperaturas extremas, com municípios registrando índices alarmantes de calor e umidade. Em Água Clara, a sensação térmica atingiu 46,2ºC, enquanto a temperatura máxima foi de 40,1ºC, com apenas 8% de umidade relativa do ar, de acordo com dados meteorológicos.

Porto Murtinho e Nhumirim também enfrentaram calor intenso, com máximas de 40,1ºC e 39,9ºC, respectivamente, e sensação térmica de até 45,9ºC. Em Costa Rica e Chapadão do Sul, na região norte do estado, o índice de umidade ficou em apenas 10%, o que aumenta o risco de complicações de saúde, principalmente respiratórias.

A capital, Campo Grande, registrou seu dia mais quente do ano, com 37,8ºC e sensação térmica de 41,9ºC, além de umidade mínima de 12%. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para todo o estado devido à onda de calor, prevendo temperaturas 5ºC acima da média por mais de cinco dias consecutivos.

O alerta de baixa umidade também foi mantido para esta quinta-feira (12), com índices que podem variar entre 20% e 30% durante o dia, o que aumenta o potencial de problemas respiratórios e desidratação na população.

Leia também: