O mês de setembro promete ser de condições climáticas adversas para Mato Grosso do Sul, com previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas acima dos padrões históricos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a persistência de massas de ar seco deverá predominar na maior parte do estado, resultando em um clima mais quente e seco do que o usual.
No sul de Mato Grosso do Sul, há uma expectativa de precipitações ligeiramente acima da média, mas em outras regiões, especialmente no norte e centro do estado, as chuvas serão escassas. As temperaturas poderão ultrapassar os 30°C, configurando uma onda de calor extremo que aumenta o risco de queimadas e favorece o surgimento de doenças respiratórias na população.
O cenário de seca e calor intenso pode trazer desafios significativos para a agricultura, especialmente para culturas que dependem de umidade regular, como o trigo, que se encontra no período de enchimento de grãos. Contudo, para outras culturas em fase de maturação, essas condições podem ser benéficas, dependendo da localização.