Mato Grosso do Sul registrou 16.012 casos confirmados de dengue em 2024, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (19). O documento aponta 19.429 casos prováveis da doença no estado.
Até o momento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da dengue, e outros 17 estão sob investigação. As mortes ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 apresentavam comorbidades.
Nos últimos 14 dias, os municípios de Porto Murtinho, Amambai, Caarapó e Itaquiraí registraram novos casos confirmados da doença. A SES reforça a importância de medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Em relação à vacinação, 100.999 doses do imunizante contra a dengue foram aplicadas até o momento. O estado recebeu 189.910 doses do Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses entre elas. A vacina é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.