Home » Mato Grosso do Sul registra a maior temperatura do país, com Água Clara marcando 43,1 °C

Mato Grosso do Sul registra a maior temperatura do país, com Água Clara marcando 43,1 °C

Cidade já havia registrado recorde estadual em 2020, com 44,6 °C. Calor intenso atinge outras 12 cidades da região, que ultrapassaram os 40°C.

por Tribuna do MS
Dengue

Água Clara, município de Mato Grosso do Sul, foi a cidade mais quente do Brasil nesta quarta-feira (25), registrando a temperatura de 43,1 °C, de acordo com o monitoramento realizado pela Climatempo. O município já havia atingido um recorde estadual no dia 5 de outubro de 2020, quando os termômetros marcaram 44,6 °C.

Além de Água Clara, outras 12 cidades sul-mato-grossenses também enfrentaram temperaturas superiores a 40 °C. Entre elas, destacam-se Três Lagoas, Corumbá e Rio Brilhante. A situação agrava-se com a baixa umidade do ar, que em algumas localidades ficou abaixo dos 10%. Em Amambai, por exemplo, foi registrada uma umidade mínima de 8%, segundo os dados da Climatempo.

O calor intenso que afeta o estado preocupa as autoridades de saúde, que alertam para o risco de desidratação e insolação. A recomendação é que a população consuma muita água, evite o consumo excessivo de álcool e opte por uma alimentação leve, além de redobrar os cuidados com a exposição solar.

A previsão do tempo para os próximos dias indica que o calor continuará predominante na região. Com isso, a orientação é que as pessoas mantenham os ambientes bem ventilados e utilizem roupas leves para minimizar os efeitos das altas temperaturas.

Leia também: