Mato Grosso do Sul registra mais de 15 mil casos confirmados de dengue e alerta para vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul divulgou, nesta terça-feira (15), o boletim da 41ª semana epidemiológica, apontando 15.927 casos confirmados de dengue em 2024. O número faz parte de um total de 19.178 casos prováveis da doença no estado. O boletim também traz a confirmação de 30 óbitos causados pela dengue, enquanto outros 17 estão em investigação.

Os municípios de Itaquiraí, Bataguassu, Bonito, Itaporã e Campo Grande registraram uma redução na incidência de novos casos confirmados nas últimas duas semanas. Entretanto, as mortes ocorreram em diversas cidades, como Maracaju, Dourados, Ponta Porã e Campo Grande. Entre os falecidos, 15 apresentavam comorbidades, o que elevou o risco de complicações.

Até agora, 93.866 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas em Mato Grosso do Sul. A vacinação está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa que concentra o maior número de hospitalizações. O estado recebeu um total de 173.140 doses do Ministério da Saúde para a campanha, que prevê duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre elas.

Além dos dados sobre dengue, o boletim também alertou para a situação da Chikungunya no estado, que já registra 3.161 casos prováveis, com 894 confirmações, mas sem óbitos até o momento. A SES reforça a necessidade de buscar atendimento médico ao apresentar sintomas das doenças e evitar a automedicação.

Notícias relacionadas

Prefeito Weliton apresenta avanços nos primeiros 100 dias de gestão em Alcinópolis

Delegação de Costa Rica participa de amistosos em Chapadão do Sul visando preparação para Jogos Escolares

Representantes de Figueirão buscam reforço na segurança pública e melhorias viárias em Campo Grande