O número de crimes registrados durante as eleições municipais de 2024 em Mato Grosso do Sul caiu 47,37%, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Durante o primeiro turno, foram contabilizadas 261 ocorrências, enquanto nas eleições de 2020 o total foi de 496 registros.
O secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, coronel Wagner Ferreira da Silva, atribuiu o resultado ao planejamento estratégico e ao uso antecipado de recursos. Segundo ele, a operação conseguiu posicionar o efetivo policial de forma eficiente, concentrando os agentes em áreas indicadas pela inteligência como prioritárias, o que foi decisivo para o sucesso da operação.
Entre os crimes eleitorais, destacaram-se boca de urna (12), compra de votos (11) e transporte ilegal de eleitores (11). Além disso, houve seis tentativas de violação do sigilo do voto e seis tentativas de interferir nos trabalhos eleitorais. Mesmo com o ambiente relativamente tranquilo, o primeiro turno terminou com 12 prisões em flagrante, sendo 4 candidatos, 7 eleitores e 1 colaborador da Justiça Eleitoral detidos.
Foram apreendidos durante a operação R$ 1.725,00 em espécie e mais de 2.300 panfletos e santinhos utilizados para boca de urna. De acordo com o balanço da Sejusp, houve também um grande volume de material de propaganda eleitoral descartado nas imediações dos locais de votação.
A Operação Eleições 2024 contou com o apoio de 3.413 agentes de segurança, além de aeronaves, viaturas e embarcações, atuando em todas as regiões do estado, garantindo a tranquilidade do pleito.
Fotos: PM5 e PCMS