Home » Mato Grosso do Sul se consolida como segundo maior produtor de amendoim do país

Mato Grosso do Sul se consolida como segundo maior produtor de amendoim do país

Estado amplia área cultivada e investe na diversificação agrícola

por Tribuna do MS
Prefeitura Chapadão do Sul
Prefeitura Costa Rica

Mato Grosso do Sul alcançou a posição de segundo maior produtor de amendoim em casca do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. Na safra anterior, o estado cultivou cerca de 21 mil hectares, e a meta para este ano é superar 40 mil hectares.

O crescimento do cultivo de amendoim é resultado de uma política de diversificação agrícola implementada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). A iniciativa visa ampliar a base produtiva e oferecer alternativas viáveis aos produtores locais.

Durante o 2º Dia do Amendoim, realizado em Glória de Dourados, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, destacou as ações do governo para incentivar a cultura. “São novas oportunidades de lavouras que estão surgindo em Mato Grosso do Sul. O amendoim começamos a trabalhar há cerca de quatro anos, promovendo palestras e incentivando os produtores”, afirmou.

O evento reuniu mais de mil participantes e contou com palestras de especialistas, abordando inovações no cultivo e a importância da industrialização para agregar valor à produção local. A expansão do amendoim é vista como uma alternativa promissora para a safra de verão, especialmente em áreas arenosas, onde o risco de plantio de soja é maior.

Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc

Leia também: