Neste sábado (14), a chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul provoca aumento da nebulosidade e eleva as chances de chuva nas regiões extremo sul e sul do estado. A mudança de clima nessas áreas traz também uma queda nas temperaturas. No restante do estado, as temperaturas continuam altas, mas com uma leve redução em relação aos últimos dias.
Outro ponto de atenção é a baixa umidade relativa do ar, que deve ficar entre 8% e 20% nas regiões mais secas. Com isso, são recomendadas medidas de precaução, como o consumo frequente de água, evitar atividades ao ar livre durante os períodos mais quentes e umidificar o ambiente. A combinação de calor intenso e baixa umidade torna o estado mais suscetível a incêndios florestais, com as autoridades reforçando que a prática de queimadas, além de perigosa, é um crime ambiental.
A previsão ainda indica ventos entre 40 km/h e 60 km/h, principalmente vindos do oeste e sul, com possibilidade de rajadas mais fortes em algumas localidades. Essa variação nos ventos pode aumentar o risco de incêndios, exigindo maior atenção da população, principalmente em áreas rurais.
Previsão do tempo para cidades de Mato Grosso do Sul:
- Camapuã: Máxima 35°C, Mínima 22°C, Umidade do ar: 12%
- Chapadão do Sul: Máxima 34°C, Mínima 21°C, Umidade do ar: 10%
- Costa Rica: Máxima 36°C, Mínima 23°C, Umidade do ar: 9%
- Paraíso das Águas: Máxima 37°C, Mínima 24°C, Umidade do ar: 11%
- Alcinópolis: Máxima 35°C, Mínima 22°C, Umidade do ar: 10%
- Figueirão: Máxima 34°C, Mínima 21°C, Umidade do ar: 8%
Fonte: Climatempo