MS registra quase 10 mil casos prováveis de dengue em 2025

Mato Grosso do Sul segue enfrentando um surto de dengue em 2025, com o registro de 9.229 casos prováveis até a 16ª semana epidemiológica. Desses, 3.641 já foram confirmados, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na quinta-feira (24). O estado também já contabiliza 9 mortes confirmadas em decorrência da doença, com outros 8 óbitos ainda sendo investigados.

O boletim revela que, nos últimos 14 dias, as cidades de Itaquiraí e Japorã apresentaram uma incidência baixa de casos confirmados. As mortes registradas ocorreram em diversos municípios, como Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi e Paranhos. Quatro das vítimas fatais tinham comorbidades.

No que diz respeito à vacinação, o estado já aplicou 156.182 doses do imunizante contra a dengue, das 241.030 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação abrange crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença.

O boletim também alerta para o crescimento dos casos de Chikungunya, com 7.224 casos prováveis e 1.596 confirmados. Além disso, dois óbitos em decorrência da doença foram registrados em Dois Irmãos do Buriti e Vicentina. A SES recomenda que, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a população procure imediatamente as unidades de saúde e evite a automedicação.

Notícias relacionadas

Palestra da Polícia Científica capacita efetivo da 4ª CIPM em Chapadão do Sul

Alcinópolis promove treinamento de Brigada de Incêndio Florestal em parceria com os Bombeiros

Prefeitura alerta para a importância da limpeza de terrenos em Chapadão do Sul