Municípios do COINTA participam de capacitação sobre ICMS Ecológico em Costa Rica

Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025, gestores públicos dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (COINTA) reuniram-se em Costa Rica, Mato Grosso do Sul, para uma capacitação focada no ICMS Ecológico, especificamente no componente de resíduos sólidos urbanos. O evento ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Professora Edna Maria Jacinto da Silva.

A programação iniciou-se na terça-feira com o credenciamento dos participantes às 7h30, seguido pela abertura oficial. Às 8h30, foram detalhados os procedimentos necessários para que os municípios participem do rateio do ICMS Ecológico referente ao componente de resíduos sólidos urbanos, com base no ano de 2024. O dia contou ainda com sessões práticas e intervalos, encerrando às 17h.

No segundo dia, os participantes realizaram visitas técnicas a áreas de gestão de resíduos sólidos em Costa Rica, das 8h às 11h. Essas visitas proporcionaram uma visão prática das ações locais e abriram espaço para esclarecimento de dúvidas e discussões sobre os temas abordados.

A capacitação foi promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Os organizadores destacaram a importância da participação dos gestores na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

Notícias relacionadas

Prefeitura de Chapadão do Sul celebra Dia do Farmacêutico e anuncia novas iniciativas na saúde

Polícia Civil prende jovem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Chapadão do Sul

CREA-MS abre concurso com salários de até R$ 7,6 mil, há vaga para Chapadão do Sul