Nova onda de calor traz temperaturas acima de 40°C a Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul inicia outubro sob uma intensa onda de calor, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C em diversas regiões. A partir deste domingo (29), o ar quente e seco ganha força, agravando as condições climáticas em todo o estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos, ficando abaixo de 15% em várias cidades. Essa combinação aumenta os riscos à saúde e ao meio ambiente, como desidratação e incêndios florestais.

As máximas previstas variam entre 40°C e 42°C, com sensação térmica ainda mais elevada, especialmente nos municípios da região oeste. O clima seco e quente deve persistir pelo menos até 8 de outubro, com temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média histórica.

“Podemos ter novamente vários dias consecutivos com qualidade do ar comprometida, potencial ainda alto para queimadas no país e visibilidade prejudicada com céu mais esbranquiçado”, alerta o Climatempo.

Apesar da previsão de aumento de nebulosidade e chuvas isoladas a partir de quarta-feira (2), as precipitações não serão suficientes para amenizar o calor. As temperaturas devem permanecer acima dos 35°C, mantendo o cenário de calor intenso em todo o estado.

Notícias relacionadas

A Justiça Eleitoral julga improcedente a ação por abuso de poder econômico, movida contra os candidatos Walter Schlatter e Defensor Ernany

Rogério Rosalin desponta como líder em intenção de voto na reta final das eleições em Figueirão

Polícia Rodoviária Federal apreende 884 kg de maconha e recupera caminhonete roubada em MS