Home » Operação nacional contra desmatamento da Mata Atlântica começa em Mato Grosso do Sul

Operação nacional contra desmatamento da Mata Atlântica começa em Mato Grosso do Sul

Fiscalizações contra degradação ambiental incluem Mato Grosso do Sul, com uso de tecnologias avançadas

por Tribuna do MS
Dengue

Teve início nesta segunda-feira, 16 de setembro de 2024, a maior operação nacional de combate ao desmatamento da Mata Atlântica. A ação, que abrange 17 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, segue até o dia 27 de setembro e é coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA). O foco principal da operação é identificar e punir práticas ilegais que têm degradado um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

No estado de Mato Grosso do Sul, a operação conta com a atuação conjunta do Ministério Público Estadual (MPMS), da Polícia Militar Ambiental (PMA) e do Instituto de Meio Ambiente (IMASUL). As equipes estão realizando fiscalizações em áreas com suspeita de desmatamento e utilizando tecnologias de sensoriamento remoto para localizar as infrações. O Núcleo de Geotecnologias (NUGEO), que integra o Programa DNA Ambiental, está à frente da análise e monitoramento das áreas.

Os proprietários rurais identificados como responsáveis por desmatamento irregular poderão ser autuados e responder tanto judicialmente quanto administrativamente. As punições incluem multas e outras sanções, além de procedimentos judiciais nas esferas cível e criminal.

Os resultados da operação serão divulgados no dia 27 de setembro. Em 2023, a ação identificou 17.931 hectares de áreas desmatadas ilegalmente no país, com multas que somaram R$ 82 milhões. Mato Grosso do Sul foi um dos quatro estados que concentraram 90% do desmatamento da Mata Atlântica no último ano, com 1.457 hectares destruídos.

Leia também: